sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

VOLTA ÀS AULAS!

Mensagens para Orkut

Encontre muito mais Volta às Aulas em nosso site. Confira!


VOLTA ÀS AULAS!

Décadas atrás, as crianças entravam mais tarde na escola, aos cinco ou seis anos, e a separação entre a mãe e o bebê era feita de forma mais lenta. "Hoje em dia, a quebra é muito rápida. Os pais até se sentem culpados por não poder passar mais tempo com o bebê.
O momento de se separar das crianças e colocá-las na creche ou pré-escola causa medo e insegurança, que são sentimentos legítimos.
Depois de escolhida a escola, vem um período de adaptação, tanto para as crianças quanto para os pais.
Nos primeiros dias do bebê na creche, muitas escolas particulares pedem que os pais ou outro adulto de referência permaneçam na instituição. "O abandono é traumático. Não existe mais aquela história de deixar a criança no portão da escola e sair correndo. Com o período de adaptação, também não tem choradeira.
Muitas crianças acabam se desacostumando com o ritmo, a rotina e até com o ambiente escolar. Se a criança mudou de escola ou vai frequentar uma sala de aula pela primeira vez, então, até os pais ficam preocupados,boa parte dos pequenos podem estranhar um pouco esse início de ano letivo, com novos professores, novos colegas e matérias diferentes. Para os pais que enfrentam essa situação, aí vão algumas dicas para facilitar esse processo.
Busque no horário certo
Não se atrase na hora de buscar a criança na escola. Para você, atrasar uns minutinhos pode não significar muito. Mas, para as crianças pequenas pode ser motivo de angústia, ansiedade e insegurança. Evite isso. Fortalecer a confiança entre pais e filhos ajuda muito na hora da adaptação pequenos.
Diálogo sempre

Conversas diárias ajudam bastante a conscientizar a criança sobre a importância da escola na vida dela. É fundamental procurar saber sempre como foi o dia de estudos, perguntando, inclusive, detalhes das aulas e dos momentos de recreação. Demonstre interesse e empolgação na conversa com a criança. Isso certamente vai motivá-la a querer voltar no dia seguinte.
Presença na escola
Algumas escolas permitem que os pais permaneçam ao lado dos filhos na fase de adaptação ao ambiente escolar no início do ano, principalmente no caso dos mais novos.Participe desse processo sempre. Em geral, não dura mais do que uma semana.
Dê tempo ao tempo
Cada criança encara a nova escola, a nova série, a nova professora e mesmo os novos amiguinhos de uma maneira diferente. Para alguns, a adaptação acontece rápido; para outros, pode demorar um pouco mais. Tenha paciência e respeite o ritmo de cada criança é o grande segredo.
Relacionamento com o professor
Tente estreitar a relação com o professor ou professores do seu filho. Saiba exatamente como é o método de trabalho do profissional, para que você tenha confiança nele e na escola e transmita isso para a criança.

2 comentários:

Lucinalva disse...

Olá

Tem um selinho para vc lá no meu blog, pode pegar tá. Com Cristo somos mais que vencedores. Fica na paz

Lucinalva disse...

Olá

Tem um selinho para vc lá no meu blog, pode pegar tá. Com Cristo somos mais que vencedores. Fica na paz